Sexta-feira, 29 de  março de  2024

Sindsep-MT realiza Assembleia Geral visando pleito eleitoral para o triênio 2013/2016

Fundada em 22 de fevereiro de 1990, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT), realiza no dia 2 de agosto, às 16 hs, Assembleia Geral Extraordinária que irá constituir a Comissão Eleitoral responsável pela condução do pleito que elegerá o sistema diretivo da entidade para o triênio 2013/2016. A reunião será realizada na sede do sindicato localizada em Cuiabá à rua Carlos Borralho, 82, bairro Poção.

Para o presidente do sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, a eleição para a composição dos sistema diretivo do sindicato obdecerá os princípios da plenitude democrática, uma vez que estão sendo convocados todos os associados com direito ao voto.

"Todo processo eleitoral será coordenado por uma comissão, legalmente constituída pela Assembleia, composta por cinco membros titulares e no mínimo três suplentes, com acompanhamento facultativo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Isso demostra total transparência que sempre trilhou a eleição para o quadro diretivo do sindicato", disse Almeida.

Após instalada a Comissão Eleitoral, no prazo de cinco dias será publicada o Edital de Eleições, constando data, horário, locais de votação, prazo para registro de chapas e documentação exigida dos candidatos e tudo aquilo que se entender necessário para garantir a aplicação do exercício da democracia.

Registro de chapas

Para concorrer aos cargos diretivos do Sindsep-MT, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro maior de 18 anos; estar em pleno gozo dos seus direitos sindicais, inclusive sem débito com o setor financeiro do sindicato; não estar com o nome cadastrado nos órgãos de serviços de proteção ao crédito, sem nenhuma justificativa plausível; não ter sido condenado por crime doloso enquanto persistirem os efeitos da pena; ser filiado ao sindicato há no mínimo 1 ano; não estar incluso nas penalidades previstas no Estatuto do sindicato.

Os requerimentos de registros de chapas deverão ser encaminhados ao presidente da Comissão Eleitoral, no prazo previsto no edital, mediante protocolo, acompanhado de todos os documentos que comprovem os dados declarados nas fichas de qualificação de cada um.

O filiado que por qualquer motivo tenha requerido desfiliação do quadro social do sindicato só poderá ser candidato a qualquer cargo eletivo, após 12 meses da sua reabilitação. Ainda segundo o Estatuto do Sindsep-MT, havendo impugnação proposta por um filiado contra o candidato, este será intimado para exercer o seu direito de defesa, podendo ser substituído por outro candidato.

Terão direito ao voto, filiados maior de 18 anos, admitido no quadro social do sindicato até 3 meses antes da realização do pleito e esteja em gozo dos seus direitos políticos sindicais e sem débito junto ao departamento financeiro.

A eleição será realizada entre 60 e 30 dias antes do término do mandato da atual diretoria, que se encerra no dia 4 de outubro. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria dos votos válidos.

Para maiores informações: (65) 3023-9338.