Quinta-feira, 18 de  abril de  2024

Servidores da base da Condsef votarão greve em plenária nacional

No início de fevereiro um ato marcou o lançamento da campanha salarial. Na ocasião o Planejamento se comprometeu a apresentar resposta formal à pauta dos servidores federais antes do feriado de carnaval, o que não ocorreu. Com uma série de acordos pendentes e em busca do atendimento de demandas urgentes, a greve geral por tempo indeterminado não está descartada pelos servidores.
Nesta terça, 18, a Condsef realiza reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) onde faz avaliação das assembleias que ocorreram ao longo das últimas semanas nos estados e discutiram a situação das negociações com o governo e a necessidade de aderir a uma paralisação por tempo indeterminado. Na quinta, 20, a Condsef realiza uma plenária nacional com os servidores de sua base. A plenária acontece no auditório do Teatro Dulcina, que fica na região conhecida por Conic em Brasília. Além de debater as últimas ações e avaliar o resultado dos processos de pressão feitos até agora, a categoria, que representa 80% do total de servidores do Executivo, votará se deve ou não apontar o início de uma greve para buscar avanços junto ao governo. Até o momento, pouco mais de 87% dos que responderam a uma enquete que está no ar no site da Condsef são a favor da greve geral por tempo indeterminado.
Inflação leva embora poder de compra dos servidores – A expectativa é de que as ações de pressão consigam reabrir o processo de diálogo com o governo que não vê avanços significativos desde 2012, isso apesar de uma série de termos de acordo que garantem a continuidade das negociações em temas importantes para a categoria. Entre as bandeiras de luta dos servidores também estão a busca pela antecipação de parcela de reajuste negociada para janeiro de 2015 e reajuste em benefícios como auxílio-alimentação. Essas demandas estão baseadas em estudos feitos pela subseção do Dieese na Condsef que apontam que a inflação consolidada e divulgada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) levou embora o poder de compra dos servidores.
A Condsef volta a destacar a importância de reforçar a mobilização e unidade entre os servidores em torno de sua pauta emergencial de reivindicações. A pressão será o diferencial para que a categoria consiga os avanços esperados no atendimento de suas principais demandas.