Quinta-feira, 25 de  abril de  2024

10º CONGRESSO DO SINDSEP: Defender o serviço público e avançar nas reivindicações

O Congresso será composto por cerca de 200 pessoas entre diretoria, delegados eleitos em assembleias e convidados. Serão 5 dias de jornada para que os órgãos integrantes do Sindsep-MT se interajam e principalmente discutam temas de interesse da categoria.

A novidade é o convite feito a candidatos ao governo de Mato Grosso, para que participem da abertura do evento e logo após exponham seus planos de governos, podendo haver perguntas dos associados previamente inscritos. As regras serão discutidas entre a Mesa Executiva com os candidatos ou assessores, que deverão confirmar as presenças 24 hs antes o início do grande Congresso. É a grande chance dos postulantes ao governo mostrarem suas plataformas para os delegados eleitos de todo Estado.

O CONGRESSO - Entre os principais temas estão a definição da data base (1º de Maio); Política salarial permanente com correções das distorções, recomposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; Retirada dos PLP's e MP's contrários aos interesses dos trabalhadores; Cumprimento dos acordos firmados; Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;Política de equiparação dos benefícios dos servidores públicos; Realização de concursos públicos e o fim das terceirizações.

Segundo Carlos Alberto de Almeida, presidente do Sindsep-MT, foram protocoladas dentro do prazo legal (dia 29/08), duas teses e alterações estatutárias propostas pelos filiados que serão debatidas ao longo do Congresso. Outros assuntos de interesse da categoria poderão ser incluídos extraordinariamente na pauta, na forma do § 2º do art. 22, do Estatuto.

A primeira convocação será feita pela Diretoria Executiva às 18:00 horas, com a presença de 2/3 dos Delegados Eleitos, ou em segunda convocação 30 minutos após, com a presença da maioria simples, conforme programação a ser aprovada pela Diretoria Executiva