A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outras centrais sindicais estão organizando e mobilizando trabalhadores em todo o Brasil em torno de um Dia Nacional de Luta por Empregos e Direitos. A atividade está prevista para o dia 28 deste mês e deve contar com atos em diversos estados. A mobilização é motivada pelo cenário e conjuntura estabelecidos no início deste ano e que se mostram desfavoráveis aos trabalhadores. As centrais cobram a revogação das MP´s 664 e 665 publicadas no final do ano passado, sem o devido debate e diálogo com a categoria, e que alteram direitos da classe trabalhadora alcançando tanto setor privado como público. Entre as medidas anunciadas, as maiores preocupações estão ligadas ao abono salarial, seguro desemprego e mudanças consideradas inconstitucionais na previdência. A Condsef orienta suas filiadas a organizar os servidores para somar força aos atos em defesa dos direitos econômicos e sociais dos trabalhadores do Brasil.
No dia 19 de janeiro as centrais têm reunião agendada com os ministros Miguel Rossetto da Secretaria-geral da Presidência e Manoel Dias do Trabalho e Emprego. A expectativa é de que o diálogo seja retomado e que os ministros promovam gestão junto à presidente Dilma Rousseff no sentido de revogar as medidas anunciadas e promover o real debate e diálogo, compromissos da presidente, com a classe trabalhadora.
A Condsef reforça a importância de manter a mobilização e continuar fazendo o dever de casa com a realização de assembleias e organização em torno das reivindicações da campanha salarial unificada 2015 dos federais. “Como o cenário de arrocho e cortes segue em evidência é preciso acompanhar com atenção e pressionar para que as intenções embutidas no discurso dos novos ministros e da própria presidente Dilma reflitam a prática”, destaca Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef.
Entre os discursos dessa nova equipe de governo está o do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que deu destaque para a valorização do servidor público. Barbosa acrescentou que o diálogo está aberto para a busca do equilíbrio das demandas justas dos servidores com a capacidade financeira do governo. Para a Condsef, de todo modo, é preciso conduzir o ano com muita mobilização e seguir atentos para que as palavras ditas, inclusive pela presidente Dilma, de que privilegiará o diálogo com a classe trabalhadora, conduzam efetivas mudanças e melhorias que todos os trabalhadores exigem e anseiam há tempos.
Rua Dr. Carlos Borralho, 82 - Poção - CEP 78015-630 - Cuiabá - MT
Telefones: (65) 3023-9338 / 3023-6617
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.