Sexta-feira, 19 de  abril de  2024

Quarta é dia de luta por emprego e direitos em todo o Brasil

A Condsef convoca suas filiadas a participar nessa quarta-feira, 28, do Dia Nacional de Lutas por Emprego e Direitos que será promovido por diversas centrais sindicais, entre elas a CUT. Atividades de mobilização vão acontecer em diversas cidades como Curitiba, Florianópolis, Belém, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Brasília haverá concentração a partir das 14 horas em frente ao Ministério da Fazenda, na Esplanada. De lá, trabalhadores vão promover uma marcha até a rodoviária do Plano Piloto onde será distribuído um jornal (veja aqui) feito para ajudar a compreender melhor os efeitos das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 na vida dos trabalhadores. Entre as medidas anunciadas, as maiores preocupações estão ligadas ao abono salarial, seguro desemprego e mudanças consideradas inconstitucionais na previdência.

A mobilização é motivada pelo cenário e conjuntura estabelecidos no início deste ano e que se mostram desfavoráveis aos trabalhadores. A expectativa é de que o diálogo seja retomado e que os ministros promovam gestão junto à presidente Dilma Rousseff no sentido de revogar as medidas anunciadas e promover o real debate e diálogo, compromissos da presidente, com a classe trabalhadora.

A Condsef reforça a importância de manter a mobilização e continuar fazendo o dever de casa com a realização de assembleias e organização em torno das reivindicações da campanha salarial unificada 2015 dos federais. “Como o cenário de arrocho e cortes segue em evidência é preciso acompanhar com atenção e pressionar para que as intenções embutidas no discurso dos novos ministros e da própria presidente Dilma reflitam a prática”, destaca Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef.

Entre os discursos dessa nova equipe de governo está o do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que deu destaque para a valorização do servidor público. Barbosa acrescentou que o diálogo está aberto para a busca do equilíbrio das demandas justas dos servidores com a capacidade financeira do governo. Para a Condsef, de todo modo, é preciso conduzir o ano com muita mobilização e seguir atentos para que as palavras ditas, inclusive pela presidente Dilma, de que privilegiará o diálogo com a classe trabalhadora, conduzam efetivas mudanças e melhorias que todos os trabalhadores exigem e anseiam há tempos.