Quinta-feira, 25 de  abril de  2024

Centrais promovem dia de lutas e vão ao Congresso

A chuva forte que caiu em Brasília na tarde desta quarta-feira, 28, não atrapalhou a manifestação de trabalhadores em frente ao Ministério da Fazenda organizada por diversas centrais sindicais, entre elas a CUT. A Condsef e suas filiadas participaram dos atos que aconteceram em diversas cidades do país como Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Belém, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e marcou esse Dia Nacional de Luta por Emprego e Direitos. Na próxima quarta, dia 4, uma nova atividade deve reunir trabalhadores em uma ação no Congresso Nacional. O objetivo é buscar apoio dos parlamentares contra projetos que retiram direitos, como é o caso das medidas provisórias (MP´s) 664 e 665 que estão no centro dessa mobilização. Entre as maiores preocupações estão alterações no abono salarial, seguro desemprego e mudanças consideradas inconstitucionais na previdência.

A convocação das centrais para a mobilização dos trabalhadores é motivada pelo cenário e conjuntura estabelecidos no início deste ano e que vem se mostrando desfavoráveis aos trabalhadores. Houve distribuição de um jornal (veja aqui) feito para ajudar a compreender melhor os efeitos das MP´s 664 e 665 na vida dos trabalhadores. Além de retirar direitos, outra crítica que se faz a essas medidas é que elas foram tomadas sem a devida discussão com representantes da categoria, contrariando a postura adotada pela própria presidente Dilma Rousseff quando se reuniu com as centrais sindicais de que iria priorizar o diálogo com a classe trabalhadora.

Justamente pela incoerência demonstrada nesse início do segundo mandato do governo Dilma, a Condsef reforça a importância de manter a mobilização e continuar fazendo o dever de casa com a realização de assembleias e organização em torno das reivindicações da campanha salarial unificada 2015 dos federais que será lançada em fevereiro. “Como o cenário de arrocho e cortes segue em evidência é preciso acompanhar com atenção e pressionar para que as intenções embutidas no discurso dos novos ministros e da própria presidente reflitam a prática”, destaca Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef.

Entre os discursos dessa nova equipe de governo destaca-se o do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que falou sobre a importância da valorização do servidor público. Barbosa acrescentou que o diálogo está aberto para a busca do equilíbrio das demandas justas dos servidores com a capacidade financeira do governo. Para a Condsef, de todo modo, será preciso conduzir o ano com muita mobilização e seguir atentos para que as palavras ditas e compromissos firmados com a classe trabalhadora conduzam efetivas mudanças e melhorias que a maioria da população exige e anseia há tempos.