Quinta-feira, 25 de  abril de  2024

Dsei Kaiapó continua ocupado; Sanna Rochelle pede demissão.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó continua sendo ocupado por indígenas de várias etnias desde o início de fevereiro, aguardando soluções por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A principal reivindicação (a exoneração da coordenadora do Dsei Sanna Rochelle Sarmento), aconteceu na semana passada e foi muito comemorada pelos indígenas. A Sesai deverá fazer uma reunião para definir quem deverá assumir o cargo.

Para Bemoro Metuktire, uma das lideranças da região, a exoneração da coordenadora deu um alento à causa. "Mas a luta não acabou, queremos também a saída do substituto do Dsei/Kayapo/MT Paulo Roberto Rodrigues e só iremos sair daqui, quando o secretário Antônio Alves exonerar ele", disse Bemoro

Além das exonerações, consta da lista de reivindicações o aumento do teto orçamentário, fornecimento de medicamentos nos postos das aldeias e agilidade na conclusão das obras do sistema de abastecimento de água.

ATL – Acontece em Brasília, entre os dia 13 a 16 deste mês, o Acampamento Terra Livre – Em defesa das terras e territórios indígenas. Simultaneamente os povos e organizações indígenas estarão promovendo mobilizações em várias regiões do país. O ATL é a maior mobilização nacional que reúne, há mais de 11 anos na capital federal, em torno de 1.000 representantes dos povos indígenas de todas as regiões do país, com o objetivo de mostrar não só a sua diversidade e riqueza sociocultural mas também a forma como o Estado os trata até o momento e sobretudo como querem que seus direitos sejam mantidos e efetivados, em respeito à Constituição Federal e à legislação internacional de proteção e promoção dos Direitos Humanos, que inclui a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.