Sexta-feira, 19 de  abril de  2024

SOS Incra: Servidores paralisam atividades por tempo indeterminado

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), deflagraram greve por tempo indeterminado no primeiro dia deste mês, 01. As principais reivindicações são a falta de estrutura do prédio, manutenção do serviço de limpeza, uma vez que a empresa contratada faliu, frota de veículos sucateada, liquidação dos contratos em pendências como luz, água e telefone e a não nomeação do superintendente efetivo do órgão.

Para o presidente da Associação dos Servidores do Incra e vice-presidente do Sindsep-MT, Roosevelt Motta, o prédio em que se encontra o órgão está em ruínas. A empresa contratada para a reforma há 3 anos, pediu falência e uma nova construtora foi licitada em 2013, a Ayra Engenharia, desistiu, alegando não ter condições de reformar com os servidores atuando ao mesmo tempo. A situação está insuportável tanto que foi pedido uma vistoria do Corpo de Bombeiros e do Crea para avaliar os riscos.

Desde o início do mês de maio, servidores deixaram de fazer atendimento ao público e apenas executavam atividades internas, como foi informada, através de ofício, a presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, inclusive, pedindo a presença dela para verificar in loco as más condições de trabalho. Já o superintendente interino do Incra-MT, Salvador Soltério Almeida, ameaçou cortar pontos dos funcionários caso o expediente não fosse normalizado. Como resposta, os servidores deliberaram pela greve por tempo indeterminado.

Além do embate com o representante do órgão, servidores exigem também a nomeação do superintendente efetivo. Salvador atua atua como substituto desde a saída do ex-superintendente, Valdir Barranco, em abril do ano passado, quando candidatou-se a deputado estadual e hoje trava uma batalha jurídica junto ao TSE pois teve os votos congelados devido a impugnação do registro de candidatura em decorrência da rejeição das contas relativas à época em que foi prefeito do Município de Nova Bandeirante.

Outras greves - O presidente do Sindsep-MT, Carlos Almeida, vê um descaso e falta de respeito com o servidor que não pode dar um atendimento digno para o público, pois não tem respaldo por parte da União.
“Outros órgãos federais, como a Funasa, Funai, entre outros, estão trabalhando no limite de suas condições, e não descartam paralisar as atividades se a situação não se normalizar. “O Orçamento da União já foi votado e estamos aguardamos liberação de recurso o mais rápido possível, porque do jeito que está não tem condições de continuarmos a trabalhar", argumenta Almeida.

Localização - O Incra-MT está localizado no Centro Político Administrativo (CPA) e conta hoje com quase 400 servidores no Estado, possuindo unidades avançadas nas cidades de Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela, Diamantino, Barra do Garças, Confresa, São Félix do Araguaia,Colider e Carlina, algumas com ações de despejo por falta de pagamento do aluguel.