Domingo, 28 de  abril de  2024

Com assinatura do TC, paralisação do Incra termina

A greve do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MT), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) terminou. Deflagrada no dia 1º de junho, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT), do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários de Mato Grosso e da Assincra acordaram um Termo de Compromisso em relação à pauta de reivindicações para o encerramento da greve. A categoria reivindicava vários compromissos não assumidos pela direção do órgão, resultando na paralisação.

O termo acordado para que a greve chegasse ao fim, consta alocação de recursos para a obra de reforma da SR13 ainda esse ano, contemplando a readequação da rede elétrica e implantação do sistema de prevenção e controle de incêndios dentro das normas de segurança. Item importante, foi o compromisso do Incra nacional nomear um superintendente no prazo de 30 dias, já que o atual, Salvador Soltério Almeida, é interino. Os servidores querem também a apuração de responsabilidade sobre as empresas que abandonaram a obra de reforma do prédio.

Outro item do TC consta a destinação de recursos para manutenção dos contratos de prestação dos serviços, incluindo as unidades avançadas, e fornecer planilha detalhada ao Incra nacional dos custos inerentes a manutenção dos contratos de prestação dos serviços vigentes e os que possam vir a ser firmados. Também foi incluído elaboração do plano de trabalho para o biênio 2015/2016 a ser construído pela SR13 até 30 de agosto, para assim, demonstrar transparência para suas ações.

Categoria mobilizada, unida, lutando pelos seus direitos resulta sempre em bons frutos. Vamos continuar fiscalizando para que o Termo de Compromisso não fique somente no papel.