Sábado, 4 de  maio de  2024

Assembleia Geral deve decidir por paralisação nacional

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT) está convocando trabalhadores vinculados ao Poder Executivo a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada na próxima segunda-feira, 27, a partir das 9h, em sua sede localizado na rua Dr. Carlos Borralho nº 82, Bairro Poção. A pauta principal da assembleia é a deliberação sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado (no caso de Mato Grosso, a partir do dia 3 de agosto), conforme deliberação da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais realizada no dia 18/07 em Brasília.

A convocação se deve ao impasse gerado nas negociações realizadas no início desta semana entre servidores federais e governo. A Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), condicionou aceitação da proposta de reajuste de 21,3%, escalonado em 4 anos e já rejeitada pela maioria dos servidores, para o debate do conjunto de outras reivindicações. Para sindicalistas presentes, esse aumento sequer repõe a inflação do período, que segundo o Dieese é de 27,3%. Na reunião desta segunda-feira, 20, apesar de manter o percentual, o Ministério do Planejamento propôs a inclusão de uma cláusula para rever o reajuste em 2017, caso a inflação seja superior ao previsto para o período.

A Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condsef), que representa cerca de 500 mil servidores entre ativos, aposentados e pensionistas, fez amplo debate com a categoria e espera que ao menos que o governo negocie índices de reajuste considerando um prazo de no máximo dois anos. Para a maioria do Executivo, entre os temas urgentes também está o debate sobre mudança de regra na contagem de pontos considerando a média dos últimos cinco anos das gratificações de desempenho para fins de aposentadoria, benefícios, entre outros itens.

Para a Condsef, o cenário exige que os servidores intensifiquem o processo de mobilizações se quiserem conquistar avanços e destravar o impasse que se instalou. A categoria não deve permitir que o atendimento de reivindicações urgentes fique condicionado a aceitação de uma proposta já rejeitada e extremamente prejudicial. Com o tempo limitando cada vez mais o processo de negociações, somente um intenso movimento de unidade e pressão poderá mudar essa lógica imposta pelo governo. Nesta quarta, 22, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) promove um dia nacional de lutas com paralisação em todo o Brasil e marcha a Brasília.

EBSERH - Outra assembleia geral convocada pelo Sindsep-MT se refere aos trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para discutirem e deliberarem sobre paralisação por 48h, conforme deliberação da Assembleia Nacional dos Trabalhadores da Ebserh, nos dias 30 e 31 de julho de 2015. A reunião ocorrerá no dia 24, sexta-feira, às 13h, no auditório do Hospital Universitário Júlio Müller, localizado na Rua Luiz Philipe Pereira Leite s/n, Bairro Alvorada.

O objetivo da paralisação é buscar avanços no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria que está na 9ª rodada de negociações e ainda possui cláusulas onde não houve consenso com a empresa. Entre os itens ainda sem acordo está justamente o do percentual de reajuste. A empresa oferece 5%, o que não recompõe a inflação prevista para esse ano. A categoria busca um reajuste de 7,7% tendo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como base. Os trabalhadores também esperam que a empresa melhore a proposta de valor do auxílio-alimentação. Outros pontos de avanço relativos à escala e horas de trabalho também estão sendo pleiteados, além de alterações em progressão e a discussão sobre um adicional por titulação. (Com Condsef)