Sábado, 27 de  abril de  2024

ACT: Empregados da Ebserh esperam para próxima semana resposta sobre rumos das negociações

Depois de realizar assembleias que determinaram a rejeição de um termo de acordo proposto pela empresa para incluir cláusulas administrativas, os empregados da Ebserh aguardam para a próxima semana uma resposta sobre os rumos das negociações que envolvem o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. A Condsef encaminhou um ofício (veja aqui) à empresa formalizando a decisão da maioria. A direção da Ebserh se comprometeu a dialogar com o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), ligado ao Ministério do Planejamento, para verificar o que poderia ser feito no sentido de dirimir os conflitos ainda existentes no processo de negociações. O principal complicador para o não fechamento de um acordo está na proposta da empresa de apresentar, além do ACT, esse termo de acordo que separa temas administrativos que foram interceptados pelo Dest e são considerados fundamentais para os trabalhadores.

Os empregados da Ebserh esperam que sejam consideradas as etapas que levaram ao entendimento com representantes da empresa com cláusulas incluídas num único documento que seria o ACT. Constam do acordo cláusulas que garantem reajuste salarial e dos benefícios da ordem de 7,7%. A categoria espera que seja considerado o documento firmado na sistematização que contou com a participação de representantes dos empregados e da empresa. A interceptação de cláusulas pelo Dest retomou um processo de mobilização nos estados que em alguns estados apontam inclusive indicativos de greve. Os avanços conquistados até aqui no processo de negociações envolvendo este ACT foram uma conquista da organização e unidade dos empregados da Ebserh que seguem mobilizados aguardando o desfecho de mais esse importante acordo. Essa e outras informações de interesse dos setores da base da Condsef vão continuar sendo publicadas aqui em nossa página.