Quinta-feira, 25 de  abril de  2024

Condsef reúne seu Conselho Deliberativo de Entidades nesta quarta, 16

Essa semana, representantes dos servidores da base da Condsef participam de reuniões em Brasília para debater o cenário do processo de negociações desse ano, discutir soluções para pendências que ainda persistem e traçar ações para seguir buscando avanços em reivindicações importantes para a categoria no próximo ano. Entre os temas que seguem no centro das atenções está a busca pela regulamentação da negociação coletiva no setor público. Nesta terça-feira, a Direção Nacional da Condsef se reúne e na quarta é a vez dos representantes do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). No CDE os representantes da categoria também vão debater ações para tentar reverter o aumento bem acima da inflação anunciado no plano de saúde da Geap. A maioria dos servidores do Executivo também deve reiterar participação em um calendário que já está sendo apontado para 2016 com a realização de uma reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro.

Uma das prioridades desse CDE será também definir estratégias e trabalhar para que as pendências que ainda persistem no processo de negociações sejam sanadas. Isso porque, segundo a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento o governo trabalha o dia 18 de dezembro, portanto essa sexta, como prazo limite para o envio de projeto com previsão orçamentária para 2016. Das categorias que compõem a maioria dos servidores do Executivo, Dnit e Agências Reguladoras aguardam agenda para tentar concluir o processo de firmar termo de acordo. Mais de um milhão de servidores já possuem acordos firmados. Confira aqui os termos firmado, com as respectivas tabelas salariais, dos setores da base da Condsef.

Também estão de olho na próxima semana os servidores administrativos da AGU e PGFN que esperam informações definitivas a respeito de uma proposta de carreira que estaria sendo debatida diretamente pelos ministros da AGU, Luís Inácio Adams, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Condsef, Asagu e Unasps buscam audiência com ministro da AGU. As entidades também já conversaram com o secretário de Relações do Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, que descreveu a situação como atípica e que ainda não havia tido acesso ao projeto, mas que estaria buscando informações para convocar os representantes da categoria para uma reunião. Sendo a próxima semana apontada como a decisiva nesse calendário, os servidores devem estar prontos para cobrar as respostas que continuam aguardando.

Vale lembrar que todos os servidores da base da Condsef devem manter-se mobilizados e participando constantemente dos debates que envolvem o setor público. Ainda que muitas reivindicações não tenham sido atendidas, é importante considerar que este foi um processo de negociações que garantiu avanços importantes. A Condsef e todas as suas filiadas vão continuar buscando o atendimento das reivindicações que ainda ficaram pendentes e seguir cobrando o cumprimento do que foi firmado. Todos os esforços devem ser na direção de consolidar direitos e garantir novas e importantes conquistas no que diz respeito ao fortalecimento do setor público.