Domingo, 28 de  abril de  2024

Ebserh: Começaram as negociações do ACT 2016/2017

Muito embora ainda há pendências no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2015/2016) da Ebserh, trabalhadores, Sindsep-MT e Condsef já iniciaram as discussões com a empresa a respeito do próximo acordo, defendendo os interesses da categoria, em busca de melhoramento no serviço público e valorização dos servidores. Para isso, as etapas de negociações já deram inicio à agenda de mobilização das categorias.

A primeira reunião ocorreu no ultimo dia 21 de janeiro, onde a Condsef se reuniu com representantes da Ebserh para tratar do ACT. O encontro serviu para discutir as pendências do ACT. Na oportunidade foi apresentado os representantes das categorias que irão compor a mesa para o inicio das discussões entre os trabalhadores e representantes da Ebserh.

Na metodologia ficaram estabelecidos os dias 17 de fevereiro e 2 de março para apresentação do ACT, onde os empregados devem apresentar e defender suas demandas e em seguida a empresa apresentará sua posição. A partir daí começa o debate efetivo do ACT em busca de consensos nas pautas.

Também houve uma reunião  na quarta-feira, dia 3, onde a direção da Ebserh se comprometeu a analisar uma proposta que pode corrigir a questão dos plantões diurnos de 12h por 36h. O objetivo é garantir a regulamentação definitiva e o cumprimento dessa carga horária que está prevista no último ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) da categoria.

Na proposta de texto que está em análise, a Ebserh deve garantir aos empregados o plantão de 12h por 36h para o turno diurno excetuando-se as unidades de internação com característica de permanência do paciente superiores a 24 horas. Na reunião foram feitas ainda algumas adequações no calendário para debater o ACT 2016-2017. A Condsef vai encaminhar nesta sexta para suas filiadas as informações detalhadas com os dias das reuniões.

A Confederação orienta aos seus associados a ficarem atentos à agenda de reuniões, para que nenhuma pauta seja esquecida, ressaltando que o Sindsep-MT continua o trabalho de filiação dos empregados daquela empresa. Esse é o momento dos trabalhadores da Ebserh unirem forças para juntos alcançarmos  avanços importantes  nas negociações. (Com Condsef)