Quinta-feira, 2 de  maio de  2024

Empregados da Ebserh decidem encerrar greve

Em assembleia realizada ontem a noite (28), empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH decidiram encerrar a greve deflagrada no dia 22. A decisão unânime aconteceu após a audiência de conciliação ocorrida no Tribunal Superior do Trabalho (TST) a pedido do Sindicato dos Trabalhadores Federais do Distrito Federal (Sindsep-DF). A empresa ofereceu um índice de 8,8% de reajuste sendo esta a única proposta anunciada. Uma nova audiência foi marcada para o dia 10 de agosto. Até lá, os trabalhadores lotados no Hospital Universitário Júlio Müller ficam em estado de greve podendo retornar a paralisação a qualquer momento.

A greve ocorreu porque os empregados da empresa rejeitaram a contraproposta do governo para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 que vem sendo negociado desde janeiro, principalmente no que se refere ao reajuste proposto de 8% no salário e 9% nos benefícios. O objetivo é por um índice de reajuste de 10,36% no salário e benefícios, acompanhando o IPCA do período março 2015/fev2016 e também melhorias nas cláusulas sociais do ACT.

Mediado pelo ministro Emmanoel Pereira, vice-presidente do TST, foi sistematizado os pontos divergentes na tentativa de conciliação. Ele ponderou junto aos representantes dos trabalhadores duas propostas: a de manter o patamar de reajuste apresentado pela empresa (8%) com os benefícios na forma requerida pelos empregados e a segunda de aumentar o reajuste proposto (8,8%), com os benefícios nos patamares propostos pela Ebserh.

Para os representantes dos trabalhadores foi considerada razoável a primeira alternativa mas que consideram indispensável discutir o regime de 12x36 e o grupo de trabalho voltado ao estabelecimento da gratificação de titulação. Pelo lado da Ebserh, ela disse que retiraria o novo índice da mesa de negociação caso a greve fosse mantida. Os trabalhadores da Ebserh/HUJM decidiram pelo encerramento mas estarão vigilantes para as próximas negociações e se preciso for, voltam a paralisar.

Salvar