Sexta-feira, 26 de  abril de  2024

PLANO DE SAÚDE: Entenda o motivo da migração da Unimed para a Agemed

Devido a uma medida unilateral tomada pela Unimed-Cáceres em agosto deste ano, onde o Sindsep-MT mantinha uma parceria desde outubro de 2008, a direção do sindicato foi surpreendida com a rescisão de contrato sob alegação de que a Federação da Unimeds interferiu no processo argumentando que a unidade de Cáceres estava invadindo o território base que é Cuiabá. Isso depois de 8 anos de cooperação.

Notificado extrajudicialmente e pelo curto espaço de tempo (2 meses) para buscar uma saída pelo impasse gerado, com a saúde pública sendo sucateada pelo governo federal e o plano individual com valores nada convencionais em relação ao plano empresarial, coube ao Sindsep-MT tomar medidas urgentes, pois a partir de  1º de outubro, todos beneficiários ficariam descobertos, inclusive com alguns servidores em tratamento e outros com cirurgia já agendada.

O presidente do Sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, pede desculpas aos servidores pelo transtorno e disse que foram buscadas soluções imediatas, inicialmente com a Unimed-Cuiabá mas que não foi possível por causa de uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que regula o plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial onde diz que o pagamento dos serviços prestados pela operadora é de responsabilidade exclusiva da pessoa jurídica contratante, impossibilitando o Sindsep-MT de manter o convênio.

Preocupado com a situação, mesmo com o processo de eleição do sindicato em curso e as constantes mobilizações contra as medidas do governo Michel Temer contra os trabalhadores, a direção do sindicato buscou entendimento com outros planos de saúde e a Agemed foi a que mais concedeu benefícios principalmente quanto ao prazo de carência.

“Tínhamos que ter uma solução e assim que foi fechado acordo de migração da Unimed-Cáceres para a Agemed, fizemos reuniões com os órgãos filiados instalados em Cuiabá informando do ocorrido e também nas assembleias que estão ocorrendo no interior do estado”, disse o presidente do Sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, acrescentando que caso conseguisse reverter o quadro com a Unimed-Cáceres, a tabela da cooperativa teria um reajuste de quase 40%, ultrapassando os valores hoje cobrados pela Agemed e que embora a maioria aceitou a migração, continua buscando outras opções para os sindicalizados que não concordarem com o novo plano de saúde.

PORQUE AGEMED -  A Agemed Plano de Saúde foi entre as procuradas pela direção do Sindsep-MT que mais benefícios concedeu aos ex-beneficiários da Unimed. A operadora foi fundada em Joinville, Santa Catarina, em 1998 e se tornou um sucesso, apresentando um crescimento superior a 60% em 12 anos. Saiu de um faturamento de aproximadamente R$ 3,5 milhões em 2002 com projeção de R$ 400 milhões até o final deste ano e pretende, até 2020, atender mais de 1 milhão de beneficiários. A Agemed também é filiada à ABRAMGE – Associação Brasileira de Medicina de Grupo – composta por mais de 567 operadoras – garantindo atendimento nacional em situações de urgência e emergência.

Segundo o Consultor de Negócios da Agemed-Cuiabá, Luiz Martins, a operadora inicia sua expansão nacional contando com unidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e agora Mato Grosso e é classificada como operadora de médio porte, segundo  critérios da ANS. Para ele, o Sindsep-MT foi criterioso ao escolher a Agemed, instalada em Cuiabá há menos de dois anos e com previsão de 20 mil usuários até o final de 2016. Outros sindicatos como o Sinasefe, Sintuf, Siagespoc, ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso) já fazem parte da operadora e outros praticamente só faltando a assinatura do acordo.

Com a migração do plano, a Agemed concedeu isenção de carência para quem era usuário da Unimed há mais de 2 anos e ainda a continuação do tempo contado desde a inscrição do antigo plano. Por exemplo, se a pessoa foi beneficiária da Unimed por 1 ano e meio, irá faltar apenas 6 meses para que termine a carência para os casos de exames de alta complexidade, internações e cirurgias relacionados a doenças pré existências. Ainda segundo Luiz, o convênio com o sindicato iniciou-se em 1º de outubro e já há servidores em tratamento, internações e alguns com cirurgia marcada.

Em Cuiabá, a Agemed mantém parceria com um dos mais conceituados hospitais  da região, o Complexo Hospitalar São Mateus e  conta com unidades de atendimento em Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Rondonópolis. Nos casos de emergências no interior do estado onde não há hospitais conveniados, o procedimento é apresentar a nota fiscal da unidade em que foi feito o atendimento que será devidamente reembolsado  pela  empresa.

MAIORES INFORMAÇÕES:

AGEMED-CUIABÁ: (65) 3363-2343 / 0800-642-4044.
SAC Agemed: 0800-642-4044
Endereço Agemed: Av. Aclimação, Nº 506 – Bosque da Saúde – Cuiabá/MT