Quarta-feira, 24 de  abril de  2024

XII Concondsef: Unificar para defender nossos direitos

Com o tema “Preservar a unidade e a democracia. Nenhum direito a menos”, será realizado em Cuiabá, entre os dias 3 e 8 de dezembro, o XII Concondsef, que acontece de 3 em 3 anos, onde a maioria do Executivo Federal se reúnem para debater os rumos da categoria. Cerca de 1.500 delegados eleitos em todo o país participam do evento. O momento é propício para os trabalhadores debaterem ações em defesa de seus direitos que estão sendo vilipendiados pelo governo golpista de Michel Temer. A Confederação representa 80% dos servidores ativos.

Sobre o tema – Para Sérgio Ronaldo, Secretário-Geral da Condsef, nada é mais urgente do que esse tema (“Preservar a unidade e a democracia. Nenhum direito a menos”), por conta de todo esse cenário que estamos vivenciando. Ou a gente unifica a nossa luta, nossa ações e demandas, ou então o nosso fracasso é tido como certo. A unidade é mais que urgente nesse momento conjuntural de grau superior contra a classe trabalhadora.
“O Concondsef também discutirá os novos rumos da categoria, o que significa dizer que existe uma grande expectativa de que com esse governo golpista que se instalou, dificilmente nós vamos conseguir avançar nas pautas reivindicatórias. Então a meta é o que diz o temário do Congresso “Nenhum direito a menos”, que é o que está em jogo, como a reforma da Previdência  e a PEC 55 que congela investimentos no setor público e nas áreas sociais por até 20 anos. Com esse cenário, a meta é ir para o enfrentamento para não termos perda dos direitos que às duras penas foram conquistados nos últimos períodos”.

Eleição da Condsef – “Todos os Congressos da Condsef são eleitorais, estamos construindo uma plataforma no campo CUTista da Confederação e a nossa missão é unificar e queremos chegar no XII Congresso, historicamente isso nunca aconteceu, mas a meta é tentar chegar com modelo de composição e chapa já mais ou menos desenhado para que com essa unidade a gente demonstre para os setores externos que estão nos atacando de que nós vamos partir unificadamente para defender os nossos direitos”, diz Sérgio.

Delegação – Segundo o Secretário-Geral, a projeção é de que 1.500 delegados eleitos comparecerão ao evento. Levando em conta a estrutura e convidados deve chegar a 1.600 pessoas. “Não é uma das maiores, geralmente é em torno de 2.000 delegados, mas com problemas financeiros por conta dos grandes enfrentamentos neste ano, uma vez que nossas entidades investiram bastante nas lutas e evidentemente ficaram com problemas econômicos, quatro entidades que sempre participaram historicamente não vão estar participando nesse momento”.

Para o XII Concondsef estão confirmados o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, Sérgio Nobre e Aparecido Donizete, ambos da Executiva da CUT, Antonio Augusto, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Max Leno de Almeida, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Eliane Oliveira, da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Sérgio Ronaldo, Secretário-Geral da Condsef e Carlos Alberto de Almeida, presidente do Sindsep-MT.

Sérgio Ronaldo, que recentemente participou do XI ConSindsep, enalteceu o empenho do presidente Carlos Alberto de Almeida, para trazer a Cuiabá o evento que é a maior instância deliberativa dos servidores federais e que irá fomentar o setor hoteleiro e turístico da região e já prevendo que será um dos melhores já realizados pela Confederação.Salvar