Quinta-feira, 18 de  abril de  2024

Sindsep-MT participa de atividades da Condsef/Fenadsef contra a retirada de diretos

Esta semana, a Condsef/Fenadsef juntamente com as entidades filiadas participam de uma série de atividades contra o desmonte que o governo federal está fazendo contra a classe trabalhadora, principalmente os servidores públicos federais. Essa pauta vem na sequência das deliberações com relação as estratégias de enfrentamento a tentar barrar a ofensiva na questão da retirada dos nossos direitos. A atividade começa hoje, 27, com o seminário sobre organização sindical, que segundo Sérgio Ronaldo, Secretário-Geral da Condsef “é para dar uma sacudida nas nossas entidades, pois estamos precisando que as ações cheguem com mais eficácias aos verdadeiros interessados que são os servidores e a sociedade”.

Amanhã, 28, a atividade começará às 7 h da manhã no aeroporto internacional de Brasília. “A estratégia é além de atuarmos nas bases dos parlamentares, nós vamos recepcioná-los no aeroporto com objetivo de pressionar os parlamentares que desembarcam na capital federal a votar contra a Reforma da Previdência e a flexibilização das leis trabalhistas e dar o recado. Se votarem a favor desse entulho que está aí, não voltam!” Em seguida haverá um ato em frente ao Ministério do Planejamento para forçar abertura de diálogo e retomar as discussões da pauta que foi protocolada no dia 22 de fevereiro e até agora não foi dada nenhuma resposta. No final da tarde, na sede do Andes-SN, o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) se reúne para avaliar as ações e ver quais serão os próximos passos.

“No dia 29 temos a plenária da Condsef para dialogar com nossas entidades e continuar na ofensiva. Não tem para onde correr. O governo declarou guerra contra o conjunto dos trabalhadores, diuturnamente ameaça nossos direitos e não podemos ficar só na defensiva. Chegou a hora de enfrentá-lo, de ir pra cima. A nossa meta é dialogar e afunilar o conjunto dos federais com a pauta da Central Única dos Trabalhadores que deliberou greve geral para o mês de abril. Falta só definir a data para trabalhar em cima da greve geral. No dia 31 deste mês teremos o Dia Nacional de Mobilização. O termômetro do dia 15 foi muito positivo, de que é possível enfrentar esses que querem desmontar e destruir nosso país. São os nossos direitos, nossas conquistas, que estão em risco. Precisamos estar atentos a qualquer chamado, independente do dia para não podemos perder o foco desse viés”.

Contribuição sindical – Sobre a notícia veiculada pela imprensa de que algumas centrais sindicais estariam negociando a cobrança da contribuição sindical em troca da reforma da Previdência, Sérgio disse achar isso um absurdo. “Chegaram ao cúmulo da indecência de tratar essa demanda rifando o direito dos trabalhadores. A CUT, Condsef e a Fenadsef são contra a contribuição sindical. Vamos organizar os trabalhadores de forma espontânea, através da filiação aos seus respectivos sindicatos. Contribuição sindical só alimenta sindicatos pelegos, que não têm propostas e nem diálogos com suas bases. Só querem recursos fáceis. Foi uma conquista nossa conseguir frear o imposto que ia ser descontado agora, mas não está isento de que estas negociatas estejam acontecendo nos bastidores e o governo voltar atrás. Nossa assessoria jurídica está atenta com uma ação judicial pronta, a qualquer momento que eles insinuarem a fazer este equívoco de mais um tributo nas costas do trabalhador.”

Sobre o Curso de Formação Política e Sindical do Sindsep, ministrado pelo professor Hélder Molina, o Secretário-Geral da Condsef disse achar ser um momento importante no cenário por qual estamos passando, para que os dirigentes e delegados de base do sindicato perceba que algumas coisas não são naturais. “Esse curso veio no momento oportuno, para que as pessoas possam ter a visão mais clara da realidade que estamos vivenciando. Dirigente sindical tem que estar bem qualificado para reproduzir esse debate ao conjunto de seus representados. Esse é o papel desse seminário de formação: estruturar a entidade e traçar as demandas do ano. Vamos trabalhar em conjunto para que consigamos frear todo o desmonte que está aí”, finalizou Sérgio Ronaldo.