Segunda-feira, 29 de  julho de  2024 

Pesquisar no Site

Congresso da CUT/MT enfatiza momento de luta

A importância da luta dos/as trabalhadores/as contra a retirada de direitos foi enfatizada na abertura da 12ª Plenária Estatutária e Congresso Extraordinário e Exclusivo da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) nesta sexta-feira (07). Profissionais de diversas categorias se reúnem nesse final de semana para debater os rumos da luta e a necessidade de se pensar as ações coletivas da Central.

 Presidente da CUT/MT, João Dourado enfatizou que a Central continua com o trabalho de luta e resistência. “Esse Congresso vai construir a luta da CUT/MT a curto, médio e longo prazo. Nossa luta transcende a retirada de direitos, pois queremos uma sociedade justa, igualitária e socialista. Continuaremos na resistência e na luta, como sempre fizemos”.
 
O painel de abertura trouxe o debate sobre a conjuntura política e econômica no contexto da negação de direitos da classe trabalhadora. Para falar sobre o cenário nacional, foi convidado o dirigente da CUT Nacional, Júlio Turra. O professor lembrou o momento que o mundo vive, de crise do capitalismo e como a força dos/as trabalhadores/as vêm sendo mostrada desde a primeira greve brasileira, em 1917. 
 
“Não vamos conseguir recuperar o que os golpistas retiraram sem um presidente eleito pela soberania popular. Temos que nos preparar para essa situação difícil, mas tendo confiança na nossa força”, enfatizou Turra.
 
Entidade que recepcionou o Congresso, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) foi representado no painel de abertura pelo seu presidente, Henrique Lopes do Nascimento. O sindicalista lembrou como as políticas de âmbito nacional têm sido reproduzidas no estado, com consequente retirada de direitos.
 
“Temos um estado dominado pelas velhas oligarquias, em que a classe trabalhadora nunca esteve de fato no governo. O governo está a mando do agronegócio e a Assembleia Legislativa aliada ao governo. O que queremos para o futuro, depende do que faremos hoje. Se for para perder algo, que seja o medo”, afirmou Henrique.

Fale Conosco

 Rua Dr. Carlos Borralho, 82 - Poção - CEP 78015-630 - Cuiabá - MT

Telefones: (65)  3023-9338 / 3023-6617

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.