Terça-feira, 23 de  abril de  2024

Protocolada pela Fenadsef, proposta de ACT aprovada por empregados da Conab traz quase 80 cláusulas

Proposta prevê reajuste linear com base no IPCA mais ganho real de 3%. Empregados da Conab devem ficar atentos a próximos passos para garantir negociação do ACT 2017/2018

Com sua data base em 1º de setembro, empregados da Conab em todo o Brasil já estão em movimento para assegurar o processo de negociação que envolve o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da categoria. O último ACT passou por diversos entraves e terminou sendo levado a dissídio coletivo no TST. Por isso, a unidade da categoria é determinante para garantir a pressão necessária para que a empresa atenda as reivindicações de seus empregados. Aprovando a Fenadsef como sua representante, os empregados da Conab autorizaram, tanto em assembleias em todo o Brasil como em plenária nacional realizada em maio, a entrega da proposta de ACT 2017/2018. Com quase 80 cláusulas a proposta foi sistematizada pela Comissão de Negociação dos Empregados da Conab no dia 14 de junho e protocolada em seguida junto à empresa. Confira a íntegra CLICANDO AQUI.

Na ocasião, representantes da Comissão (conheça aqui os integrantes) e da Fenadsef foram recebidos pelo chefe de gabinete do presidente da Conab (foto). Com a proposta de ACT protocolada, o próximo passo é cobrar a abertura efetiva das negociações com a empresa que assegurem os avanços no debate das cláusulas econômicas e sociais do acordo. Entre as demandas da categoria está um reajuste linear que considere a variação do IPCA no período de 1º de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2017, acrescida de uma recomposição salarial de 3,04% referente a período de 2008/2016, mais um aumento real de 3%.

Os empregados também reivindicam gratificação de responsabilidade técnica, buscam adequação em regras para cumprimento e pagamento de horas extras, além de buscar reajuste em auxílios como alimentação, saúde, transporte, assistência aos empregados e outros. Na proposta de ACT da categoria há também cláusula que garante revisão do plano de carreira dos empregados da Conab, além da participação de representantes da categoria no conselho de administração da empresa. Empregados anistiados e cedidos também estão contemplados em cláusula que prevê observar e preservar os direitos e enquadramento adequado desses trabalhadores, além de sua participação em processos de capacitação.

Com um ACT legitimado e já protocolado o caminho agora para trilhar o processo de negociações favorável aos trabalhadores é assegurar a unidade da categoria em torno dessas demandas. A Fenadsef e todas as suas filiadas estão à disposição da categoria para garantir que o ACT 2017/2018 se consolide. A expectativa é de que o processo de negociações se dê de forma efetiva e transparente. Um processo com trabalhadores unidos fortalece a categoria, além de garantir melhores direitos. Negociação já!