Sexta-feira, 26 de  abril de  2024

Fórum de servidores se prepara para discutir saídas e combate ao cenário de terra arrasada no serviço público

Essa semana, entre os dias 4 e 6 de agosto, cerca de 500 representantes de servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem em Brasília para uma reunião ampliada do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). O encontro será fundamental para debater reações em conjunto de combate a diversos ataques aos servidores e ao serviço público que estão sendo promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Desde a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, no final do ano passado e que prevê corte de investimentos no setor público pelos próximos vinte anos, até a recente divulgação da intenção de aumentar a contribuição previdenciária dos servidores. O percentual, que já é maior que o dos trabalhadores da iniciativa privada, pode passar de 11% para 14%.

A semana passada ainda foi marcada pelo anúncio da abertura de um programa de demissão voluntária (PDV) no setor público. A reforma Trabalhista e também da Previdência que pode ser colocada em votação já na volta do recesso parlamentar, ainda em agosto, também estão no radar da categoria. Os servidores também vão debater as demandas da Campanha Salarial 2017 e discutir estratégias para garantir o cumprimento de todos os acordos firmados com as categorias e que ainda não foram cumpridos.

Para subsidiar os representantes do conjunto dos servidores federais, técnicos e analistas vão promover mesas de debate com avaliação da conjuntura e a situação do País. A articulação de novas greves e mobilizações também vai estar no centro do debate dessa reunião ampliada. O objetivo da categoria é discutir saídas para combater todo o cenário de terra arrasada que afeta não só servidores como toda classe trabalhadora, não só o serviço público como todo o País.