Sexta-feira, 29 de  março de  2024

Ebserh e juiz frustram expectativa sobre o ACT

A expectativa era grande para um final feliz. Após deflagrarem greve nacional a partir  dia 19 de setembro, os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atenderam a um pedido do juiz auxiliar da Vice-Presidência Rogério Neiva para que a greve fosse suspensa com ele se comprometendo em negociar diretamente com as entidades sindicais, Ministério do Planejamento e a Ebserh. A audiência entre as partes estava marcada para o dia 6 deste mês, mas um comunicado no dia anterior de que ela havia sido cancelada deixou os representantes do empregados da Ebserh de todo país desconfortados.

Imediatamente o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, conseguiu agendar uma reunião com o juiz auxiliar para saber os motivos que levaram ao cancelamento da audiência em que seria discutido o ACT 2017/2018. Com a presença dos diretores e do jurídico da Condsef/Fenadsef, da Comissão Nacional dos Empregados da Ebserh e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o juiz explicou que no dia anterior houve uma reunião com os representantes da empresa e que ela insistia em seguir a linha geral do governo de estabelecer a política de reajuste zero.

Diante da atitude da empresa, o juiz Rogério Neiva colocou três possibilidades de negociação.

A primeira seria com reajuste zero e manutenção de todas as cláusulas sociais do acordo vigente. A desvantagem dessa saída seria, obviamente, o reajuste zero.

A segunda possibilidade seria fechar o ACT no que se refere às cláusulas sociais e levar para julgamento somente a cláusula econômica com a possibilidade de se garantir certa reposição no julgamento.

A terceira seria não entrar em acordo e levar todo o ACT para julgamento.

Ainda segundo o juiz, essas possibilidades foram levadas aos representantes da Ebserh, que pediram um prazo até o final da sexta-feira, 6, para estudá-las mas até o fechamento desta edição, nada havia sido decidido ou divulgado. Fica a  expectativa de que a negociação seja concluída até o próximo dia 20 deste mês. É o que todos esperamos.

Salvar