Quinta-feira, 18 de  abril de  2024

SINDSEP-MT 30ANOS: Seu Iza, expulso do sindicato, retorna com mais garra e vence adversário

O 1º Sec. dos Aposentados e Pensionistas passou por “perrengues” desde que se tornou sindicalista mas nunca desistiu. Nem mesmo quando convidaram para participar do “outro” sindicato.

Um dos mais antigos e atuante diretor é o seu “Iza”, Izael Santana da Silva, 1º Secretário dos Aposentados e Pensionistas. Cuiabano, fala mansa, iniciou a carreira no serviço público no antigo DNER, hoje Dnit. Ele foi um dos protagonistas da retomada do sindicato quando participou da eleição para o biênio 2005/2007, eleição esta que que ficou sub judice por um bom período.

Mas antes, Izael participou também de mandatos anteriores, inclusive um tampão pois o presidente eleito Sílvio de Menezes teve que se mudar para Brasília e assumiu o vice, Washington Luis Pinto Galvão, falecido em 2011. Na eleição seguinte participou da chapa oposicionista num processo fraudulento e foi praticamente expulso do sindicato, junto com a sua colega Zelairdes Rodrigues Leite. Ficou de fora mas não desfiliou do sindicato. “Enquanto isso, a depredação corria solta no Sindsep, deixando os filiados em situação desagradável”, comenta seu Iza.

Foi quando aceitou compor chapa contrária, liderada pelo então presidente Carlos Alberto de Almeida. Ganharam a eleição mas os perdedores entraram na Justiça, deixando o sindicato acéfalo.

"Após a decisão favorável da Justiça, em 2007, assumimos de fato o Sindsep. A sede estava abandonada, não havia cadeiras e nem computadores e o número de desfiliação estava crescente pois a entidade praticamente não existia, não havia nada a oferecer aos seus associados. Sobraram muitas dívidas de supermercados e farmácias, inclusive de motel", acrescenta.

Para a gente viajar para o interior e fazer um trabalho de reestruturação do sindicato, o presidente Carlos Alberto emprestava dinheiro de sua esposa. Presenciei muitas vezes. Muitos achavam errado esta atitude mas como nós íamos levantar o sindicato sem dinheiro, sem crédito e devendo muito?"

Isso e muito mais você encontrará no vídeo abaixo produzido pela assessoria de Imprensa do Sindsep-MT. Assista, principalmente os novos e futuros filiados e saibam um pouco mais da história deste sindicato de luta.