Quinta-feira, 25 de  abril de  2024

Servidores do Dnit de Mato Grosso decidem pela greve

A negociação iniciou-se em 2008 e até hoje não teve avanço. Sobre as reivindicações dos servidores do Dnit, o Ministério do Planejamento informou que a demanda ainda está distante dos parâmetros que o governo tem trabalhado o que provocou a  insatisfação dos trabalhadores daquele órgão.

Após esperar por resposta às demandas do servidores do Dnit, no final do mês passado a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento solicitou a repactuação de prazos transferindo para julho a apresentação de uma possível proposta, o que não foi aceito pela categoria. A SRT disse que não estava autorizada a apresentar nenhuma proposta que fuja da média de reajuste firmado com a maioria dos servidores do Executivo em agosto do ano passado.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT), Carlos Alberto de Almeida, disse que a categoria aguarda há pelo menos cinco anos o atendimento de suas reivindicações mais urgentes e diante do recuo do governo em negociar, os servidores do Dnit decidiram pela greve, o que pode afetar o andamento das obras no Estado.

A categoria foi uma das poucas que não firmaram acordo com o governo federal no processo de negociações de 2012 que assegurou reajustes de em média 15,8% - em três anos - para uma série de setores, já que suas principais reivindicações não seriam contempladas. Para este ano, foi iniciado um processo de mobilização em busca da reabertura do processo de negociações, o atendimento da pauta antiga e também daquela unificada do funcionalismo público.