Terça-feira, 16 de  abril de  2024

Servidores do Dnit entram em greve nesta terça-feira, 25

Sem resposta do governo sobre sua pauta de reivindicações, iniciadas em 2008, os servidores do Dnit decidiram em assembleias por iniciar greve a partir de amanhã, terça-feira, 25, por tempo indeterminado em todo o país. Há mais de cinco anos sem reajuste, a categoria foi uma das poucas que não firmaram acordo com o governo federal no processo de negociações de 2012 que assegurou aumentos de em média 15,8% - em três anos - para uma série de setores, já que suas principais reivindicações não seriam contempladas.

Membro do Comando de Greve, o servidor da Superintendência Regional de Mato Grosso, Julismar Andrade de Vasconcelos disse que havia esperança, embora mínima, de que na reunião da semana passada, dia 18, entre a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, fosse retomado o processo de negociações. Mas a SRT manteve o mesmo discurso de que não tem autorização do governo federal para apresentar uma proposta como reivindica a categoria.

Com essa negativa do governo, Julismar disse que o movimento paredista atuará desde a manhã desta terça-feira, com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT). “A paralisação será 100%, inclusive os terceirizados, com a realização de piquetes nos portões do Dnit. Segundo a Lei de Greve, no seu artigo 10, nosso serviço não é essencial, portanto não há necessidade de mantermos parte de servidores trabalhando, a não ser que a Justiça do Trabalho assim o determine", disse Vasconcelos.

Obras do PAC devem ser afetadas

Enquanto isso, a categoria segue firme no propósito de lutar para ver asseguradas suas demandas centrais. A Condsef já notificou a greve aos ministérios dos Transportes e do Planejamento, além do Dnit. Com a greve dos servidores do Dnit muitos projetos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) devem ser afetados. Para a categoria o governo buscou o problema na medida em que não teve habilidade para solucionar o conflito e não deu tratamento adequado aos seus servidores. A Condsef ainda acrescenta que o PAC até o momento gerou grandes benefícios a empreiteiras e grandes empresas enquanto os trabalhadores carregam apenas o ônus deste processo ficando a mercê de condições inadequadas de trabalho. (Com Condsef)