Quinta-feira, 25 de  abril de  2024 

Pesquisar no Site

Abril Vermelho: MST ocupa Incra de Mato Grosso

 

Fazendo parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, também conhecida como Abril Vermelho, cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam desde ontem, 17, a sede do Incra-MT, situada no Centro Político Administrativo. Assentados e acampados protestam contra a Medida Provisória 757*, que altera a legislação fundiária o que na prática privatiza lotes e paralisa a reforma agrária uma vez que é atribuída aos municípios a vistoria e desapropriação das terras onde geralmente são os latifundiários que compõem os poderes locais. 

 Para Regina Novaes Araújo, do Acampamento Che Guevara do município de Nova Olímpia, a ocupação também é para lembrar que no dia 17 de abril de 1996, dezenove trabalhadores rurais sem terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará, acontecimento que ficou mundialmente conhecido como "Massacre de Eldorado dos Carajás" e para dizer que são contrários à Reforma da Previdência do governo Temer, que igualmente massacra os trabalhadores e principalmente as trabalhadoras do campo ao querer igualar a idade mínima em 65 anos. Isso quer dizer que as mulheres irão perder 10 anos para se aposentar.

 A coordenação do MST do Estado espera o resultado das negociações a nível nacional para decidirem se continuam ou não acampados no Incra. Amanhã está marcada uma reunião com a Superintendência do Incra onde serão discutidos a pauta de reivindicações dos sem terra que inclui a situação atual da reforma agrária no Estado cujos imóveis carecem de vistoria para novos assentamentos, implantação de projetos e fazendas judicializadas em Mato Grosso. Outro ponto importante da pauta é questão da infraestrutura nos assentamentos como obras inacabadas, estradas, água potável, construções de escolas e a efetivação do programa Luz para Todos. 

O sucateamento do órgão é visível no pátio, onde se vê dezenas de carros à mercê do tempo e obras inacabadas no prédio.

Mais fotos: https://www.facebook.com/pg/sindsepmt/photos/?tab=album&album_id=1306135666165735

 

 *Veja mais: entrevista exclusiva com a coordenadora estadual do MST, Lucinéia Freitas, no site do Sindsep-MT: http://www.sindsepmt.org.br/index.php/group1/noticias/409-a-liberacao-de-venda-de-grandes-terras-para-estrangeiros-e-uma-afronta-a-nossa-soberania

Fale Conosco

 Rua Dr. Carlos Borralho, 82 - Poção - CEP 78015-630 - Cuiabá - MT

Telefones: (65)  3023-9338 / 3023-6617

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.